segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Indecisão na escolha da profissão

A escolha de uma profissão é um momento delicado e importante para qualquer pessoa. Aos 17, 18 anos, os jovens são obrigados a decidir a carreira que, supostamente, seguirão a vida inteira. Os alunos ficam ainda mais nervosos e a indecisão, a ansiedade e o medo de fazer a escolha errada tomam conta dos vestibulandos. Essa hora torna-se ainda mais importante quando os jovens querem optar por um curso que agrupe vontade e rentabilidade financeira. Lucas de 26 anos cursou e desistiu de Psicologia, disse acreditar ser que desde o ensino fundamental deveria haver um preparo maior mostrando as áreas que os alunos possam atuar, diminuindo a indecisão.

Um auxílio na hora de fazer a escolha do curso superior, é a orientação vocacional, porém Fernando Dutra, 18 anos, afirmou que a orientação vocacional não ajudou muito. "Pelo contrário, tanto eu quanto meus amigos ficamos um pouco confusos na hora de escolher. O resultado do teste e do acompanhamento da psicóloga foi o inverso das idéias e escolhas que já estavam meio formadas em nossas cabeças".

2 comentários:

Unknown disse...

Gente, o blog de vocês está de cara nova?! Realmente ficou muito bom. Gostei da estética. Os vídeos facilitam a visualização do blog, já que evita o dispêndio de tempo com leitura. A leitura de vídeos é bem mais agradável.

Anônimo disse...

Relamente com 17 ou 18 anos, é super complicado decidir uma profissão. Apesar do adoleceste achar que sabe de tudo, o espirito de criança ainda vive dificultando, e muito a decisão.
Eu só optei por Relações Públicas faltando 1 semana para o fim das inscrições do vestibular. Hoje eu sei que fiz a decisão certa, mas muitos de meus amigos largaram seus cursos, depois de 1 ano, 1 ano e meio, quando finalmente já tinham maturidade o suficiente de saber qual destino tomar.